Voar para Longe

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Madeira (Funchal)




Partida: do Aeroporto de Lisboa

Data: dia 22 de Fevereiro de 1985 (6ª feira)

Vôo da TAP - Boeing 737-300





Destino: Funchal - Ilha da Madeira - Portugal




Chegada: ao Aeroporto do Funchal

Hora de Chegada: 10h00

Duração da Viagem: 1h40

Diferença horária: + 1 hora

Nesta altura, a pista de aterragem ainda não tinha sido aumentada, portanto a pista era muito perigosa, mas felizmente a aterragem foi muito bem feita e correu tudo bem.



Estadia: Residencial Catedral

Duração da estadia: 3 dias

Passeios e Visitas:


Funchal - Centro

Quase com cinco séculos de existência, a capital da Madeira, diz chamar-se "Funchal" pela abundância de uma planta - o Funcho.
O Funchal situa-se numa zona única. Com um formato quase de anfiteatro, a cidade começa na praia, elevando-se depois até 1200 metros pela encosta. Esta formação providencia um abrigo natural, que atraiu os primeiros colonos.
Os melhores porto e clima, juntamente com uma excelente posição geográfica, permitiram ao Funchal ter um rápido crescimento populacional.
Hoje o Funchal é uma cidade moderna que comporta cerca de 120.000 habitantes. No entanto, isto também representa um tráfico no centro da cidade que se torna, muitas vezes, insuportável.
A cidade do Funchal pode ser facilmente explorada a pé, e onde quer que seja o seu hotel (dentro da área do Funchal), não terá dificuldade em se dirigir para o centro da cidade.
O ponto mais central da cidade é, provavelmente, a Catedral da Sé. Construída entre 1493 e 1514 por Gil Eanes, é um dos tesouros mais ricos da Madeira.



Igreja da Sé Catedral



Largo da Sé



Curral das Freiras

O Curral das Freiras é uma pequena vila, rodeada por enormes montanhas, no coração da Ilha. O caldeirão onde assenta esta vila foi formado ou pela erosão, ou, como muitos acreditam, por actividade vulcânica. Em 1566, as freiras do Convento de Santa Clara, ao fugir de piratas que atacavam o Funchal, encontraram aqui refúgio, levando consigo o tesouro do convento.A vila é muito isolada, e muitos dos seus habitantes vivem do que a terra produz.

Câmara de Lobos
Foi esta tradicional vila piscatória, situada a cinco quilómetros do Funchal, que inspirou Sir Winston Churchill a pintá-la. O nome foi-lhe dado pelos exploradores João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira, devido à forma da sua baía (Câmara) e por causa de haverem muitos lobos marinhos nesta área. No começo, o ilhéu encontrava-se completamente rodeado de água mas, com o tremor de terra , o Pico da Torre desabou e as pedras e terra provenientes deste desabamento caíram para o local onde encontra a actual 'vila'.


Passeio no "Carro Cesto" do Monte até ao Centro






Lido (Hotel e piscinas)



Bar-Restaurante Barco dos Beatles



Casino Parque Hotel



Símbolos que identificam a Ilha da Madeira:


Casas típicas da aldeia de Santana



Estrelícias


Bailinho da Madeira



Partida: do Aeroporto do Funchal

Data: dia 24 de Fevereiro de 1985 (Domingo)


Chegada: ao Aeroporto de Lisboa

Duração da viagem: 1h30

4 comentários:

Anónimo disse...

Muito bonitas as fotografias. Obrigada por partilhares connosco bj

Anónimo disse...

onde se lê tibru deverá ler-se TiBéu

Rita Galante disse...

Olá querida, já fui à ilha da Madeira e gostei. As tuas fotos e descrições estão espectaculares. Ainda não pensaste em abrir uma agência de Viagens? Bem, "Airline" já te arranjei uma. E que tal uma agência agora? Hummm...hihihi

Beijinhos cheios de Amor, Paz e Luz!

Nocas disse...

Madeira...linda terra
aquelas piscinas dão vontade de mergulhar. Tb ainda não visitei.
Jocas