Voar para Longe

domingo, 25 de maio de 2008

França (Paris)


Partida: do Aeroporto de Lisboa

Data: dia 13 de Agosto de 1992 (5ª feira)

Vôo da Tap: TP 404 - Airbus A320/200



Partida do avião: 15h55

Destino: Paris - França





Chegada: ao Aeroporto de Orly - Paris


Chegada do avião: 18h00

Duração da viagem: 2h20

Diferença horária: + 1h



Bilhete do autocarro do Aeroporto para Paris


Estadia:




Duração da Estadia: 6 dias





Passeios e Visitas


Paris é a capital e a maior cidade da França. A cidade é atravessada pelo rio Sena. É a segunda maior metrópole da Europa (só menos populosa que Moscovo), e é a maior cidade francófona do mundo. A sua área metropolitana tem cerca de 12 milhões de habitantes.
A cidade é conhecida mundialmente como Cidade das Luzes, sendo uma das principais cidades turísticas do mundo. A cidade encanta pela beleza de sua arquitectura, as suas perspectivas urbanas e as suas avenidas, bem como por seus vários museus. As margens do Rio Sena, em Paris, foram inscritas, em 1991, na lista do Património Mundial da UNESCO.
Tendo sido capital de um império que se estendeu sobre os cinco continentes, Paris continua a reter uma forte posição no cenário mundial, e a ser considerada a capital do mundo francófono. Paris é um pólo comercial, industrial, financeiro e turístico, que tornou a cidade num dos maiores centros de transportes do mundo.



Museu do Louvre

O Museu do Louvre (Musée du Louvre), instalado no Palácio do Louvre, é um dos maiores e mais famosos museus do mundo. Localiza-se no centro de Paris, entre o rio Sena e a Rue de Rivoli. O seu pátio central, ocupado agora pela pirâmide de vidro, encontra-se na linha central dos Champs-Élysées, e dá forma assim ao núcleo onde começa o Axe historique.
O Palácio do Louvre foi a sede do governo monárquico francês desde a época dos Capetos medievais, tendo sido abandonado por Luis XIV em favor do Palácio de Versalhes. Parte do palácio real do Louvre foi aberta primeiramente ao público como um museu em 8 de Novembro de 1793, durante a Revolução Francesa. Mesmo após a Restauração dos Bourbons, permaneceu como museu.
É onde se encontra a Mona Lisa, a Vitória de Samotrácia, a Vénus de Milo, enormes colecções de artefactos do Egipto antigo, dos artistas clássicos da Europa como Ticiano, Rembrandt, Goya, Rubens ou Renoir, numa das maiores mostras do mundo da arte e cultura humanas.
Foi o museu mais visitado do mundo em 2007, com 8,3 milhões de visitantes.






"Mona Lisa" de Lionardo da Vinci


Vitória de Samotrácia


Vénus de Milo


Catedral de Notre-Dame

A Catedral de Notre-Dame de Paris é uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico. Iniciada a sua construção no ano de 1163, é dedicada a Maria, Mãe de Jesus Cristo (daí o nome Notre-Dame – Nossa Senhora), situa-se na praça Parvis, na pequena ilha Île de la Cité em Paris, rodeada pelas águas do Rio Sena. Foi nesta igreja que decorreu a coroação de Napoleão I. Em 1793 correu o risco de ser demolida. Foi restaurada entre 1844 e 1864.





Arco do Triunfo

O Arc de Triomphe é um monumento construído em comemoração às vitórias militares de Napoleão Bonaparte, o qual ordenou a sua construção em 1806. Inaugurado em 1836, a monumental obra detém, gravados, os nomes de 128 batalhas e 558 generais. Na sua base, situa-se o Túmulo do Soldado Desconhecido (1920). O arco localiza-se na praça Charles de Gaulle, uma das duas extremidades da avenida Champs-Élysées. Com 50 metros de altura, o monumental arco tornou-se um ponto de partida ou passagem das principais paradas militares, manifestações e, claro, visitas turísticas.




Champs-Élysées

Champs-Élysées ("Campos Elísios") é uma larga avenida de Paris. Com os seus cinemas, cafés, e lojas de artigos de luxo, o Champs-Élysées é uma das ruas mais famosas no mundo. O nome refere-se aos Campos Elísios, o reino dos mortos na mitologia grega. A avenida tem 71 metros de largura por 1,9 km de comprimento.
A avenida inicia-se na Place de la Concorde, junto ao Museu do Louvre e termina na praça Charles de Gaulle. Os primeiros projectos de construção de uma grande avenida em linha recta no que é hoje o Champs-Élysées datam de 1667, pelo arquitecto Le Nôtre. A avenida foi sendo prolongada ao longo do século XVIII. É actualmente o local dos grandes desfiles patrióticos franceses, como o de comemoração do armistício da Primeira Guerra Mundial. Todos os anos, o Tour de France, a mais famosa corrida ciclística do mundo, consagra o seu vencedor numa última etapa que se termina nos Champs-Élysées.



Saint Germain-des-Prés

Famoso bairro com vida animada





Quartier Latin

Bairro típico com muitas lojas de antiguidades






Pont Neuf (Ponte Nova)

Apesar do nome, é a ponte mais antiga de Paris (Século XVII). Por baixo dela passam muitos "Bateaux Mouches" pelo rio Sena.







Place de la Concorde

A praça da Concórdia situa-se na avenida dos Champs-Élysées. É a segunda maior praça da França. No centro da praça está um obelisco egípcio contruído em 1836.





Église de la Madeleine

Templo grego dedicado à Santa Maria Madalena (1814)



Teatro "L'Opéra"

A Ópera Garnier ou Palais Garnier é uma casa de ópera. O edifício é considerado uma das obras-primas da arquitectura de seu tempo. Construída em estilo neobarroco, é o 13º teatro a hospedar a Ópera de Paris desde sua fundação por Luis XIV em 1669. Sua capacidade é de 1979 espectadores sentados.
O palácio era comumente chamado apenas de Ópera de Paris, mas com a inauguração Ópera da Bastilha em 1989, começou a ser tratada de Ópera Garnier.



Place de la République

A Praça da República é um local muito animado e popular de Paris, local onde se realizam as manifestações das organizações sindicais parisienses.




Centre National d'Art et de Culture Georges-Pompidou

O Centro Georges Pompidou é um complexo fundado em 1977, que abriga museu, biblioteca, teatros, entre outros equipamentos culturais.







Musée d'Orsay

O Museu de Orsay situa-se na margem esquerda do rio Sena. As colecções do museu apresentam principalmente pinturas e esculturas da arte ocidental do período compreendido entre 1848 e 1914. Entre outras, estão aí presentes obras de Van Gogh, Monet, Degas, Renoir. Existem também exposições temporárias que decorrem paralelamente à exposição permanente.






Forum des Halles

O Forum des Halles é um grande complexo de lojas, restaurantes e locais de comércio no centro da Halles área central de Paris. O centro é bem utilizado e bem amada pela população local, pois oferece uma grande variedade de lojas sob um mesmo teto. Você pode esperar tudo do melhor serviço que está disponível na cidade, sem ter de sair com a chuva e com a convenient estacionamento nas proximidades.





Torre Eiffel

A Torre Eiffel é uma torre de ferro construída no Campo de Marte ao lado do Rio Sena. A torre tornou-se um ícone mundial da França, é uma das mais conhecidas estruturas do mundo.
Inaugurada em 31 de Março de 1889, a Torre Eiffel foi construída para honrar o centenário da Revolução Francesa. O comitê do Centenário escolheu o plano de Gustave Eiffel de uma torre com uma estrutura metálica que se tornaria, então, a estrutura mais alta do mundo construída pelo homem. Com seus 317 metros de altura e três pisos, possuía 7300 toneladas quando foi construída, sendo que actualmente deva passar das 10000, já que são abrigados restaurantes, museus, lojas, entre muitas outras estruturas que não possuía na época de sua construção. Os últimos vinte metros desta magnífica torre correspondem a antena de rádio que foi adicionada posteriormente. A torre é visitada anualmente por 6,9 milhões de pessoas.





Montmartre

Montmartre é um bairro boémio da cidade de Paris..
Surge sobre uma colina que já no tempo dos gauleses se destinava a lugar de culto.
Graças à sua posição estratégica, Montmartre foi muitas vezes centro de comandos militares. Em 1860, o bairro foi ligado a cidade e transformou-se num ponto de encontro importante de artistas e intelectuais, famoso pela sua animada vida nocturna.
Hoje, as suas ruas ainda se animam com artistas, turistas que passeiam pelas ladeiras e vendedores ambulantes à procura de lugares famosos e bares bem abastecidos.





Basílica do Sacré-Coeur

A Basílica do Sagrado Coração é um templo da Igreja Católica Romana e um ponto turístico bastante popular em Paris. Está situada no topo do monte de Montmartre. Construída em 1876, é uma mistura de estilo Romântico com Bizantino. As quatro cúpulas pequenas e a grande central são típicas orientais.





Place du Tetre

Onde se encontram os pintores de rua.



Moulin Rouge

Famoso cabaret em cujo palco o "can-can" apareceu pela 1ª vez. Fundado em 1889. É famoso pela inclusão no terraço do seu edifício de um grande moinho vermelho. O Moulin Rouge é um símbolo emblemático da noite parisiense, e tem uma rica história ligada à boémia da cidade.





La Villette

O Parc de la Villette é um parque urbano em Paris. O parque abriga construções públicas voltadas à Ciência e à Música, além de muitos "follies", que são elementos arquitectónicos construídos em jardins com formas e funções distintas.
Ele também abriga:
Cidade das Ciências e da Indústria : um dos maiores museus de ciências da Europa.
La Geóde : um vasto planetário com cobertura esférica.








Disneyland Resort Paris

É um complexo turístico do conglomerado Disney contendo várias opções de entretenimento incluindo dois parques multi-temáticos, Disneyland e Walt Disney Studios. Localizado em Marne-La-Valée (subúrbio de Paris). É a atracção turística mais visitada da Europa.


Bilhete do comboio de Paris para o Euro Disney




Entrada para o Parque EuroDisney


Castelo da Bela Adormecida

Barco do Mississipi




Barco do Pirata



Big Thunder Mountain (Montanha Russa)




Casa Assombrada




Desfile dos bonecos da Disney



Partida: do Aeroporto de Orly - Paris
Data: dia 18 de Agosto de 1992 (3ª feira)

Vôo da Tap: TP 403 - Airbus A320/200

Partida do avião: às 13h32



Chegada: ao Aeroporto de Lisboa
Chegada do avião: às 14h45 (hora local)
Duração da viagem: 2h15

6 comentários:

Menina disse...

Realmente os posts destas viagens dão para sonhar =) e também para recordar...lembrei-me da minha viagem a Paris, a eurodisney...queroo viajaaar =)

Continua a fazer estes posts maravilhosos que dão para viajar através da imaginação!

Beijo**

Brisa da Manhã disse...

Estou comentando aqui, mas fiz o passeio completo, viu? Que beleza... Deus permita que um dia eu possa ver tudo isso ao vivo e a cores! Beijos suaves da risa da Manhã

Pena disse...

Lindíssima Amiga:
Os seus deliciosos olhos vêm a Paris de forma fabulosa. Tal como eu a vi. Está decorada como seu encanto e a sua beleza.
Admirável, a narrativa de sonho.
Como "fui" de novo lá levado por si carinhosamente.
Não faltou um
único pormenor.
Que sensibilidade linda numa cidade inesquecível. Brilhante. que cintila no meu ser vista por si.
Majistral! Linda a "sua" Paris.
Parabéns sinceros. Revi, novamente o sonho. Estive "lá", "aqui", acredite?
Sensacional.
Beijinhos amigos.
Minha próxima etapa que já conheço: Londres(Julho) e Polónia(Agosto. Esta retribuindo uma visita feita a minha casa). Lá para as férias de Verão!
Sempre aa dmirá-la

pena

maribel disse...

Uma das minhas grandes emoções sentidas nas viagens que já fiz, foi diante da estátua da Vitória de Samotrácia, adoro a estátua, desde miúda e vê-la ali, no Louvre, à minha frente... chorei. É isso que me encanta nas viagens.
Guardo sempre sensações positivas de todas as viagens.
Bjs

Angel of Light disse...

Olá querida!

Mais uma belíssima viagem... como só tu sabes contar. Já estive em Paris, mas de passagem... conheci muito pouco. Ainda hei-de lá voltar um dia...

E desta vez saiu daqui eu com muita Luz!

Beijinhos de Amor, Paz e Luz!

Angel of Light disse...

Querida, então o que se passa com a Pipinha Airlines? Não, não acredito!!! Está de greve? Logo na época alta? O prejuízo vai ser enorme... como vai ser, heim? Vais ter de fazer muitas piscinas para pagar aos teus colaboradores, ai vais, vais... hihihi...

Boa semaninha minha docinha Pipinha!

Beijinhos de Amor, Paz e Luz!